segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ainda tenho guardados nítidamente na minha memória os meus primeiros contactos com o Skimming. O cenário de fundo era a Praia Verde, em Montegordo, sem rampa nem ondas, ideal para as primeiras quedas. Eu e o meu primo, companheiro de longa data nestas andanças, corríamos a praia de um lado ao outro com uma tábua de madeira. E sim, era mais o tempo que a tinhamos nas mãos do que nos pés. No entanto, em cada fracção de segundo que me via deslizando sobre a água, o tempo parava e só recomeçava quando as dores da queda se faziam sentir. De seguida levantava-me, sacudia a areia entranhada na pele e voltava a correr, a deslizar, e a cair! O "vício", como muitos me dizem, já estava lá e não havia nada a fazer.
Partilho estes momentos porque acho que devo uma explicação a quem, não praticando, observa perplexo "aqueles loucos que caiem na areia e vão às ondas sem medo": vejo o Skimming como um meio para uma reflexão do Homem quanto à sua posição neste mundo, num confronto bipolar entre os elementos terra/mar. O skimmer encontra-se na fronteira entre o mundo humano e o universo de Neptuno, onde sonhos e mitos sobrevivem ao longo de milhares de anos. É preciso pisar o risco, passar a fronteira para alcançar novos olhares sobre o mundo, e o Skimming ajuda-me nessa caminhada.
Confronto-me diariamente com designações como Skimming, Skimboard, Skim, sem haver um claro consenso sobre a denominação deste nosso "vício". Quanto a mim, chamava-lhe "a arte de deslizar sobre a água".

7 comentários:

Anónimo disse...

Boas...
Adorei este teu texto, está tua defenição sobre o que é o skimming.
Sem dúvida que muita gente ainda no nosso pequeno país nao entendo o que é o skimming e o que "nós" motiva a correr a costa ha procura de boas ondas, praias perdidas, etc...
Aos poucos já começam a entender, mas vamos ser para sempre "aqueles das pranchas a beira mar".... lol

Aproveito desde já para te dar os parabéns por este belo blog e espero que continues assim assiduo... eu sempre que me lembro venho visita-lo plumenos uma vez por semana.

Boas ondas e
Um beijinho pepa

Anónimo disse...

Está tudo dito Carlinhos! Cabe-nos a nós Skimmers, enquanto praticantes apaixonados e assiduos do nosso skimming, mostra-lo as outras pessoas, da-lo a conhecer, mas de um modo saudavel,como temos vindo a fazer ate agora, e principalmente tu com este blog! Já sabes que qualquer ajuda que precises, dispõe! Um abraço, vemo-nos no sitio do costume...

SkimAlgarve disse...

São comentários como os vossos que me dão a força para continuar este humilde trabalho.
Por motivos relacionados com a minha área, a Arqueologia, não estive presente em Faro nos ultimos dias, não conseguindo actualizar o blogue. Peço desculpa por isso a todos os utilizadores.

Obrigado Pepa e Paulinho pelo apoio que demontram.

Beijos e abraços.
Carlos Martins

Anónimo disse...

granda blog, continuem e façam eventos eheh ;D

Anónimo disse...

wow
sim senhor tavas mesmo inspirado
grande texto!!!

Anónimo disse...

somos testemunhas deste tempo da vossa infancia... e das boas quedas que aconteceram nas belas areias da praia verde....somos responsáveis e mais a toyota HIACE, QUE VOS PATROCINOU BONS E BELOS momentos de felicidade e alegrias..... pelo contacto que tiveram nesta actividade.....

temos orgulho em vocês.....
continuem meus meninos pois queremos vir visitá-los de vez em quando ......

um casal que vos admira mt

BOAS ONDAS .

Anónimo disse...

Excelente texto!
Continuem para que o Skimming se afirme cada vez mais neste país =P

Boas ondas

abraço Skimtvr