sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Ondas e manobras

A Federação Portuguesa de Surf e o Surf Clube de Sesimbra colocaram à nossa disposição uma panóplia de manobras de Skimming e as suas respectivas descrições.

Resta-nos agora absorver, praticar e alargar novos horizontes, usando e abusando da criatividade de cada um.





Onda 1: Wrap com tubo – O atleta vai em direcção à onda de Backside fazendo uma mudança de direcção no Lip (Wrap) para Frontside e de seguida “encaixa” perfeitamente no tubo, seguindo em direcção à areia dentro do mesmo.

Onda 2: Wrap com tubo – O atleta vai em direcção à onda de Frontside e faz uma mudança de direcção no Lip (Wrap) para Backside e encaixa-se dentro do tubo, seguindo em direcção à areia.

Onda 3: Down the line – O atleta segue sempre a mesma trajectória, fazendo uma viragem suave na onda e aproveita para ganhar velocidade, cortando no verde e colocando-se no tubo.

Onda 4: Paulada c/ Fakie – O atleta executa uma paulada no Lip da onda e vira a tábua apontando o tail para a areia, continuando em posição contraria à natural.

Onda 5: Paulada c/ Fakie seguido de tubo – O atleta executa uma paulada no lip da onda e vira o tail para areia, e seguindo em posição contrária à natural (neste caso, é um regular e passa para goofy) encaixa dentro do tubo e continua até a onda fechar.

Onda 6: Paulada Frontside – Manobra em que o atleta aproveita o lip da onda para fazer uma batida forte junto da areia.

Onda 7: Paulada Backside - Manobra em que o atleta aproveita o lip da onda para fazer uma batida de backside, mas sem mudança de direcção.

Onda 8: Wrap c/ Bigspin – O atleta vai em direcção à onda fazendo uma mudança de direcção e de seguida faz um Bigspin. O Bigspin trata-se, neste caso, de uma rotação de 360º da prancha e de 180º do atleta.

Onda 9: Wrap c/ 360 Shove-It – O atleta vai em direcção à onda fazendo uma mudança de direcção e de seguida executa um shove-it 360º. Ou seja, a prancha faz uma rotação de 360º debaixo dos pés.

Onda 10: Varial – O atleta aproveita o lip para executar uma rotação de 180º da prancha.

Onda 11: 360º antes da onda c/ batida – O atleta aproveita a distância da onda para fazer um 360º antes de chegar a esta. Ao chegar executa uma batida na onda para voltar em direcção à areia.

Onda 12: Floater – O atleta sobe para a parte superior da onda (Lip) e, deslizando na crista da onda, dá um salto para a frente da espuma e segue direcção à areia.

Onda 13: Aerial 360º - O atleta executa uma manobra aérea com a prancha rodando 360º, aterrando na onda e voltando em direcção a areia.

Onda 14: 360º antes da onda c/ wrap – o atleta aproveita a distância a que se encontra da onda para executar um 360º, fazendo de seguida uma mudança de direcção (Wrap), e voltando a descer a onda e tenta executar um tubo no final da onda.

Onda 15: Paulada 360º - O atleta vai em direcção á onda e no Lip faz uma batida forte com uma rotação de 360º.

Fonte: Federação Portuguesa de Surf e Surf Clube de Sesimbra

Sem comentários: